DICAS

 

  •  
  • Entrada dos Convidados
    Em muitas festas realizadas pelo grupo Virtus, tem feito a recepção dos convidados na chegada da festa com um elegante piano de cauda ou um duo de jazz. Um luxo só! Para os que gostam de novidade e bom gosto, sugerimos também violinos ao acompanhamento de acordeon. E o que mais nos agrada é lançar esses modismos e sermos copiados. Isto apenas mostra que se a ideia original é boa, sempre irá nos imitar.

 

  • Hora do Jantar
    Para qualquer evento, que tenha jantar, deve-se tomar muito cuidado com o volume da música nesta hora, para não irritar os convidados. A Virtus sugeri que nessa hora coloque um grupo menor de músicos, pois neste momento as pessoas querem confraternizar, conversar.

Um abraço,

Joyce Rezende. 

 

 

FAQ - Perguntas Frequentes: DICAS

Quantas músicas são tocadas em uma cerimônia de casamento?

Em geral, são tocadas de sete a dez músicas, dependendo do seu cerimonial de casamento.

Veja o roteiro para um belo cerimonial:

1- ENTRADA DOS PADRINHOS:

Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes e músicas clássicas a músicas populares, entre outros estilos. Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre, mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Normalmente na "fila" alternam um padrinho do noivo e um da noiva e no altar os padrinhos do noivo vão para a direita e os da noiva para a esquerda.

2- ENTRADA DO NOIVO:

Para este momento, sugerimos algo com certa "pompa", de caráter masculino e nobre. Como o casamento está só começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Este momento poderá não existir, pois o noivo, se desejar, entrará com os padrinhos, no final, com a mãe.

3- ENTRADA DAS FLORISTAS/ PAJENS: 

A entrada das floristas é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral, se coloca músicas mais suaves, temas infantis e outros do gênero. Os pajens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a grandiosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre doce e aveludado.

4- CLARINS E CLARINADA: 

Algumas noivas gostam de colocar os claris para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de "calrinada", um anúncio de que a noiva está entrando. Para este momento sugerimos músicas curtas, mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir. Os instrumentos de metais como clarins, trombones, trompetes, trompas e a percussão são essenciais para dar mais brilho.

5- ENTRADA DA NOIVA: 

Agora é a hora do auge do casamento. Para se obter  o famoso "arrepio" é preciso caprichar na trilha sonora! Quanto maior for a instrumentação ( instrumentos e cantores do pacote) melhor. Poderá ser colocado um coral. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada, mas existem outras opções também. Verifique a nossa lista.

6- PAJENS TRAZENDO ALIANÇAS:

Para a entrada dos pajens sugerimos também músicas mais suaves. Devemos seguir os mesmos critérios para a entrada das floristas/pajens.

7- BENÇÃO DAS ALIANÇAS:

Para a beñção sugerimos uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, que pede suavidade. A opção de violinos solo pode ser interessante. A Ave-Maria com soprano ou tenor solista é uma das músicas mais pedidas e existem em várias versões e compositores. Outras possibilidades estão em nossa lista de músicas.

8- ASSINATURAS:

O momento da assinatura segue os mesmos padrões da benção. O momento é muito leve, fazendo um fundo musical de curta duração.

9- CUMPRIMENTOS:

Neste momento de seu casamento, a benção deve vir à tona. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns e músicas alegres e românticas tornam esse momento ainda mais emocionante. Nossos arranjos personalizados podem proporcionar ainda mais emoção.

10- SAÍDA:

É chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível. Todos os músicos devem ser utilizados para que haja muito brilho, pompa, alegria e grandiosidade. Como na entrada da noiva, uma formação com coral e orquestra proporciona uma emoção especial.

 

Como escolher o melhor profissional?

Bem, este é um assunto delicado, nem sempre quem se diz profissional realmente não é. Porém, se você tiver bom senso nesta hora da escolha, fica fácil. Procure saber mais sobre o trabalho deles, onde atuam, com quem atuam, quantos anos de profissão. Mas, se ele falar mal de um colega, abra os olhos, a falta de ética nesta hora é sinal de insegurança profissional, pois quem é bom, é bom e não precisa falar mal de terceiros; cada profissional tem o seu valor e as suas qualidades e estilos diversos de trabalhar. A melhor dica é: assista ao vivo o trabalho do profissional de sua escolha e simpatia ou marque uma consultoria para o profissional fazer suas demonstrações.